terça-feira, 13 de outubro de 2009

Portalegre Minha Cidade

Portalegre minha cidade, aquela que o sol claro no Inverno por vezes entenebrece, nasceu um dia dentre Serras de xisto e granito, separados afloramentos de Quartzitos, entre densos coutos e olivais...
Numa beleza sem igual, em Portalegre minha cidade existem casas do tempo feudal com janelas cheias de sol nas vidraças, onde moram gentas boas e cheias de graças.
Portalegre é a cidade que me viu crescer, vi-me um dia em suas ruelas percorrer caminhos e trilhos , num momento divino quando elegantemente no seu porte fino despertou em mim a volunptuosa Sé...
Cidade Alentejana de mil requintes, airosa repleta de calçadas, primordiosas de muito saber, aquando percorridas naquelas tardes ardentes de Verão e se consegue sentir o coração das pedras a bater...
Bonitas frontarias, algumas de arcadas em granito, descendo a rua Direito até ao Jardim do Infinito...
Por minha bela cidade, um dia o Régio tal como eu se apaixonou, morou em ti e num dos teus belos solares habitou e para sempre seu Cristo lá nós deixou...
O verde dos teus campos é dominante, a Serra íngreme que rompe horizonte, por vezes tempestuosa, que nas noites quentes fica linda, toda luminosa...
Numa aguarela o criador em ti se debruçou, desceu a encosta e uma linda cidade é hoje pérolas que
Cristo um dia chorou...

Sem comentários: